Rudolf Malter e o pessimismo crítico schopenhaueriano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.20734

Resumo

Este artigo tem por objetivo, a partir da leitura do célebre livro de Rudolf Malter – O pensamento único: introdução à filosofia de Arthur Schopenhauer (Der Eine Gedanke: Hinführung zur Philosophie Arthur Schopenhauers), em especial da seção intitulada Característica conclusiva: Pessimismo – um conceito crítico (Abschließende Charakteristik: Pessimismus – ein kritischer Begriff ) –,  apresentar a hipótese hermenêutica de um dos mais eminentes interpretes da filosofia schopenhaueriana, a qual versa sobre o pessimismo enquanto conceito crítico, e que pode ser entendida como um dos pontos de sustentação para a justificativa de interpretação da filosofia schopenhaueriana a partir de um viés soteriológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe dos Santos Durante, Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Possui doutorado e mestrado na área de filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em filosofia nas modalidades licenciatura e bacharelado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio no exterior no Centro Interdipartimentale di ricerca su Arthur Schopenhauer e la sua scuola da Università del Salento (2014), sob supervisão do presidente da seção italiana da Schopenhauer Gesellschaft, professor Dr. Domenico Fazio; realizou estágio no exterior na Schopenhauer-Forschungsstelle na JGU - Johannes Gutenberg-Universität Mainz, sob supervisão do presidente da Schopenhauer Gesellschaft e diretor da Schopenhauer-Forschungsstelle, professor Dr. Matthias Koßler. É membro do Grupo de Pesquisa Crítica e Modernidade (CriM); Integrante do GT-Schopenhauer da ANPOF; foi Professor Substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - 2017/2018).

Tem como interesse atual a obra de Arthur Schopenhauer; a tradição jusnaturalista moderna; a tradição contratualista e seus expoentes; a origem dos direitos humanos e as relações existentes entre direito, democracia, poder, e paz.

Downloads

Publicado

28-02-2019

Como Citar

Durante, F. dos S. (2019). Rudolf Malter e o pessimismo crítico schopenhaueriano. Sofia , 7(2), 94–102. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.20734

Edição

Seção

Dossiê Schopenhauer