El nexo transdisciplinariedad-conocimiento científico en la Universidad. Una mirada filosófico-prospectiva
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v2i2.6450Resumo
A partir de algunas características del mundo de principio del siglo XXI, sobre todo la necesidad de rebasar los límites de las especialidades para llegar a un nivel superior de conclusiones, el autor de este texto se adentra en la categoría transdisciplinariedad, así como en los nexos entre ella y la universidad. Sobre esta base emite algunas consideraciones generales acerca del desafío que representa para los profesores universitarios la exigencia actual de revolucionar el pensamiento, la manera de decir y las formas de hacer. De igual modo se pronuncia con respecto a las transformaciones que han de realizarse en las universidades en lo referente a la organización de los contenidos para que se efectúe con una visión cargada de relaciones, rupturas de fronteras e integración de lo que todavía son disciplinas estrictamente separadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.