Chamada Revista Temporalis 35

Assistentes Sociais, professoras(es), pesquisadoras(es), estudantes, militantes e demais interessadas(os) estão convidadas(os) a contribuir com o debate intelectual e político para o adensamento da produção de conhecimento na área de Serviço Social, submetendo seus artigos para a Revista Temporalis, volume 35, cuja temática será “A construção de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social”, tema da última Oficina Nacional realizada entre 7 e 9 de novembro de 2017, na Universidade Federal Fluminense. 

Esse volume aborda a educação superior brasileira e o Serviço Social na conjuntura atual, considerando as particularidades do capitalismo dependente, associadas ao aprofundamento das medidas neoliberais, que ampliam os desafios às concepções de educação superior e de universidade pautadas em princípios como autonomia didático-pedagógica, unidade entre ensino, pesquisa e extensão, gratuidade, igualdade de acesso e condições de permanência. Dialeticamente, este contexto requer reflexões que atentem para a educação superior como parte de um projeto societário classista daqueles/as que vivem do trabalho, enquanto totalidade. No âmbito do Serviço Social brasileiro, aumentam os desafios ao projeto de formação profissional. Assim, pretende-se avançar nos debates sobre as implicações da conjuntura à realidade das Instituições de Ensino Superior no que se refere ao financiamento e gestão, condições de trabalho, qualidade na formação e produção de conhecimento nos níveis da graduação e da pós-graduação; e no que tange às especificidades da formação profissional em Serviço Social, considerando a articulação entre formação e exercício profissional que tem no estágio supervisionado um elemento estratégico.

Os artigos poderão ser encaminhados para submissão, até o dia 30/04 deste ano, pelo site: http://periodicos.ufes.br/temporalis

Atenciosamente,                                                         

Conselho Editorial Temporalis/ABEPSS