Chamada Pública - Temporalis n. 38

Chamada para a Temporalis v. 19, no 38 (2019)

SERVIÇO SOCIAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E AS LUTAS SOCIAIS.

O Conselho Editorial da Revista Temporalis convida assistentes sociais, docentes, pesquisadoras(es), estudantes e demais interessadas (os) da área de Serviço Social e áreas afins a contribuir com o debate intelectual e político para o adensamento da produção de conhecimento na área de Serviço Social, submetendo seus artigos para o volume 19, número 38 (julho a dezembro de 2019), que tem como eixo central discussões e produções teóricas acerca das temáticas relativas ao Serviço Social, movimentos sociais e as lutas sociais.

O tema escolhido para esta edição da Temporalis envolve um conjunto de preocupações que vêm orientando tanto a produção do conhecimento na área, como os processos de intervenção profissional do Serviço Social e de áreas afins. Toma centralidade nesta edição o debate sobre classe, consciência de classe, lutas sociais e suas configurações sócio-históricas, bem como as organizações das/os trabalhadoras/es, dentre elas via partido e sindicato.  Os estudos sobre os chamados novos movimentos sociais também são fonte de preocupação nessa edição. Diante da atual conjuntura liberal conservadora que pretende limitar a participação popular faz-se necessário analisar também a política conselhista e seu desmonte na conjuntura liberal conservadora que caminha na direção da destruição de direitos e a criminalização da organização das/os trabalhadoras/es.

Diante dessa realidade, elaborar reflexões teórico-políticas sobre as trajetórias e as tendências acerca da relação do Serviço Social com os movimentos e organizações da classe trabalhadora, com os espaços institucionalizados de participação na formação e na ação profissional do Serviço Social, pensando a intervenção profissional nos processos de mobilização e organização popular são fundamentais.

 

Neste sentido, a Revista torna pública a chamada para o volume 19, número 38, com prazo para submissão de textos até 31 de agosto de 2019 pelo site http://periodicos.ufes.br/temporalis.

 

Atenciosamente,

Conselho Editorial Temporalis/ABEPSS