DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSO “ABEPSS-ITINERANTE”

Ana Paula Mauriel, Olegna de Souza Guedes

Resumo


O pressente artigo tem como objetivo evidenciar osdesafios mais significativos à pesquisa na formação profissional a partir daanálise dos relatos dos participantes dos cursos da ABEPSS Itinerante dasregionais Leste e Sul I da ABEPSS. Para tratar do tema proposto, oartigo será desenvolvido em duas partes, após uma introdução e antes dasconsiderações finais. A primeira parte do texto aponta o entendimento ilustradopelos participantes acerca da concepção de pesquisa presente das DiretrizesCurriculares e de como buscam configurar operacionalmente nos seus respectivoscurrículos. Em seguida, o texto aponta os principais desafios e impasses queacometem a construção da transversalidade da pesquisa na formação profissionalna atual conjuntura.

Palavras-chave


Pesquisa. Formação profissional. Diretrizes curriculares. Projeto ético-político.

Referências


ABESS/CEDEPSS. “Proposta Básica para o Projeto de Formação Profissional”. In: Revista Serviço Social e Sociedade n. 50. São Paulo: Cortez, 1996.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL–ABEPSS. “Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social.” In: Cadernos ABESS nº 7. São Paulo: Cortez, 1997.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social. Rio de Janeiro, novembro de 1996. Disponível em http://www.abepss.org.br/briefing/documentos/Lei_de_Diretrizes_Curriculares_1996.pdf . Acesso em 25 de março de 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. PROJETO “ABEPSS ITINERANTE”: AS DIRETRIZES CURRICULARES E O PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL. Gestão 2011-2012. Mimeo, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Relatório do Curso ABEPSS Itinerante da Regional Leste. Gestão 2011-2012. Mimeo, 2012.

ABREU, Marina Maciel. Pesquisa em Serviço Social: tendências na implementação das Diretrizes Curriculares. In: Temporalis 14, ano VII, p. 119-148, jul.dez.2007.

DAHMER, Larissa. Mercantilização do ensino superior, educação à distância e Serviço Social. In Temporalis, n. 15, ano VIII, 2008.

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

IAMAMOTO, Marilda V. Reforma do Ensino Superior e Serviço Social. In: Temporalis, Ano I, n.1, jan./jun. 2000.

LIMA, Katia. Contrarreforma da educação superior e formação profissional em Serviço Social. In Temporalis, n. 15, ano VIII, 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC). Coordenação de Curso de Graduação em Serviço Social, gestão 2010 – 2014. Mimeo, 2011.

SANTOS, Claudia Monica dos, FILHO, Rodrigo de Souza e BACKX, Sheila. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social: questões para reflexão. IN: SANTOS, Claudia Monica dos, BACKX, Sheila e GUERRA, Yolanda (orgs.). A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: UFJF, 2012.

SANTOS, Claudia Monica dos e ABREU, Maria Helena Elpídeo de. Os impactos da Política Nacional de Estágio na formação profissional frente à Universidade neoliberal. In: Em Pauta, Rio de Janeiro, v.9, n.27, p.127- 142, jul. 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .