EXPRESSÕES DA RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL: O PROJETO DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Autores

  • MARIA ROSÂNGELA BATISTONI
  • ISAURA GOMES DE CARVALHO AQUINO
  • GRAZIELA SCHEFFER MACHADO

Resumo

Resumo: A presente comunicação demarca os subprojetos de pesquisa de algumas das expressões significativas do Movimento de Reconceituação no Brasil, apreendidas no lapso temporal de 1960 a 1980, com ênfase na análise do Projeto Profissional da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais/Belo Horizonte. Apresenta os eixos, pressupostos e caminhos investigativos na apreensão de suas bases sociopolíticas, privilegiando suas concepções teórico-metodológicas norteadoras, seus vínculos com as forças contestadoras da profissão nos países de língua hispânica. Destaca o conhecido “Método-BH”, bem como o projeto de reestruturação da formação efetivado na Escola e seus desdobramentos para o Serviço Social.

Palavras chaves: Reconceituação no Brasil; Formação Acadêmico Profissional; “Método BH”, Fundamentos do Serviço Social .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-05-2019

Edição

Seção

Mesa coordenada O movimento de reconceituação do serviço social na América Latina (Argentina, Brasil, Chile e Ccolômbia)