AVANTE À AQUARELA: ITINERÁRIOS EMANCIPATÓRIOS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA NA POLÍTICA EDUCACIONAL DOS IFCES NO TRIÂNGULO CRAJUBAR (CE)

Resumo

Resumo: Alimentada por alicerces histórico-culturais, uma educação profissionalizante congruente com valores capitalistas e heteronormativos avigora um processo de desumanização de pessoas LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Intersex e Assexuais). Diante disso, o objetivo central desse artigo é elucidar as possibilidades e os dilemas de caminhos emancipatórios no contexto da educação profissionalizante para LGBTQIA nos IFCEs do triângulo CRAJUBAR cearense. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com coletas de dados bibliográfica e documental. Permitiu-se, pois, verificar o desenvolvimento crescente de ações institucionais voltadas ao público supracitado, contribuindo para a construção de novos horizontes e itinerários emancipatórios para tal segmento.

Palavras-chave: Educação; Trabalho; Emancipação; LGBTQIA; IFCE.

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Publicado

21-05-2019

Edição

Seção

Comunicações orais - Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Sexualidades