ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SERVIÇO SOCIAL: A QUESTÃO DO ACESSO AOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DA PARAÍBA SOB A ANÁLISE AVALIATIVA DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Resumo
Resumo: O presente estudo discute os Programas de Assistência Estudantil das Universidades Federais do Estado da Paraíba: UFCG e UFPB a luz avaliativa dos assistentes sociais inseridos nesses programas. Do ponto de vista metodológico adotou-se o método crítico-dialético, análise de conjuntura e bibliográfica explorando as categorias analíticas da Crise do capital, Reforma do Estado, Questão Social, Política Social, Educação Brasileira, Reforma do Ensino Superior e seus desdobramentos para o Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAES. Em 2007 é implementado o REUNI que dentre outros eixos, situa-se a assistência estudantil, porém, sem atender a demanda recorrente, tornando o PNAES limitado, focalista e falacioso.
Palavras-chave: REUNI; Assistência Estudantil; Universidades.