EDUCAÇÃO SUPERIOR E PARTICULARIDADES DA FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Resumo
Resumo: Nesta análise abordamos elementos centrais do sucateamento da Educação Superior Pública no Brasil e seus rebatimentos na formação em Serviço Social frente às exigências do projeto de formação construídas pela categoria profissional, expressas nas Diretrizes curriculares da ABEPSS (1996). Desta forma, apontamos desafios e consequências colocadas para a formação em Serviço Social, para materialização do Projeto Ético -Político e, por conseguinte na atuação profissional. Para o desenvolvimento desta análise realizamos estudos bibliográficos e análise documental, fundamentados no método do materialismo histórico dialético. As análises ora construídas, compreendem a Educação Superior como parte constituinte do processo das configurações sociais de vida que peculiarizam a sociedade brasileira no bojo do capitalismo mundial.
Palavras-chave: Serviço Social; Formação Profissional; Projeto Ético-Político; Diretrizes Curriculares.