O REFÚGIO E A BARBARIZAÇÃO DA VIDA: CONDIÇÕES E RELAÇÕES DE TRABALHO DOS REFUGIADOS FRENTE ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL

Authors

  • ADRIELE MARLENE MANJABOSCO

Abstract

Resumo: Este artigo tem como base a fundamentação teórica e o estado da arte do tema do projeto de pesquisa desenvolvida no mestrado em Serviço Social que objetiva investigar as relações e condições de trabalho dos refugiados. Aqui, busca-se discorrer sobre a relação entre questão social e refúgio em contexto de crise do capital e, a partir de estudos recentes, elencar particularidades nas condições e relações de trabalho dos refugiados no Brasil. Destaca-se que o atual fenômeno de ampliação do número de refugiados possui as marcas do recrudescimento das expressões da questão social, notabilizas nas guerras prolongadas, no conservadorismo manifestado na xenofobia e no preconceito contra imigrantes e refugiados e na precarização das relações e condições de trabalho, evidenciando a barbarização da vida humana.

Palavras chave: refúgio; trabalho; questão social; crise do capital.

References

CARMO, Luis Carlos do. “Função de preto”: trabalho e cultura de trabalhadores negros em Uberlândia-MG 1945/1960. São Paulo: PUC-SP, 2000 (Dissertação de mestrado)

CATROGA, Fernando. O céu da memória. Cemitério romântico e culto cívico dos mortos em Portugal 1756-1911. Coimbra: Livraria Minerva Editora, 1999.

DANTAS, Sandra M. Veredas do progresso em tons altissonantes. Uberlândia (1900-1950). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (Dissertação de mestrado), 2001.

DILLMANN, Mauro. Morte e práticas fúnebres na secularizada República: a irmandade e o Cemitério São Miguel e Almas de Porto Alegre na primeira metade do século XX. São Leopoldo: Unisinos (Tese de doutorado), 2013.

LOPES, Valéria M. Uberlândia: histórias por entre trilhas, trilhos e outros caminhos. Memórias, construção e apropriações dos espaços. Uberlândia: EDUFU, 2010.

LOURENÇO, Luis A. B. Bairro do Patrimônio: salgadeiros e moçambiqueiros. Uberlândia: Secretaria Municipal de Cultura, 1986.

OLIVEIRA, Júlio César de. Ontem ao luar: o cotidiano boêmio da cidade de Uberlândia (MG) nas décadas de 1940 a 1960. Uberlândia: EDUFU, 2012.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Uma outra cidade. O mundo dos excluídos no final do século XIX. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001.

RIBEIRO, Raphael A. Almas enclausuradas: prática de intervenção médica, representações culturais e cotidiano no Sanatório Espírita de Uberlândia (1932-1970). Uberlândia. UFU (Dissertação de mestrado), 2006.

SOARES, Beatriz Ribeiro. Uberlândia: da Cidade Jardim ao portal do Cerrado. Imagens e representações do Triângulo Mineiro. São Paulo: USP, 1995 (Tese de doutorado).

Published

2019-05-21

Issue

Section

Comunicações orais - Trabalho, Questão Social e Serviço Social.