Sobre a Revista

ISSN 1980-0096.

Foco e Escopo

A principal finalidade do periódico é constituir um espaço virtual de debate que resulte em ideias originais e iniciativas transformadoras. É exigida a originalidade do texto submetido à revista. Convidamos a todos a acessar e contribuir com a manutenção da revista mediante a publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e documentos historiográficos de autoria de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres.

Contamos com o modelo de publicação em fluxo contínuo, ou seja, uma vez aprovado o texto para publicação ele será disponibilizado em até 30 dias em nosso site, não sendo necessário que o autor aguarde o fechamento de uma edição para ter seu texto publicado. A edição não possui paginação sequencial; os textos são registrados com um número de identificação único (elocation-id) que pode ser utilizado como referência. 

Histórico

Ágora foi criado em 2005 pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo com o objetivo de criar periódico com perfil inclusivo de pós-graduandos como proponentes de artigo. A corrida pela qualificação dos periódicos do sistema de avaliação dos programas de pós-graduação tornou as revistas mais qualificadas no país quase inacessíveis aos mestrandos e doutorandos, em grande parte, em razão da obrigatoriedade de um doutor como um dos proponentes do artigo submetido. Não obstante, a Ágora mantém política de alta qualificação do periódico com obediência às melhores práticas de publicação.

Em 2012, a Ágora se transforma em revista eletrônica diante da expectativa à época de superação do modelo de revistas impressas, passando a estar sediada  na plataforma Periódidos da Universidade Federal do Espírito Santo - https://periodicos.ufes.br/. Em 2020, Ágora passou a adotar a publicação de fluxo contínuo com o planejamento de três números anuais com periodicidade quadrimestral entre os números do periódico. A política de fluxo contínuo visou acelerar a publicação dos artigos antes da composição completa dos números do Ágora. O Scielo recomenda a publicação em fluxo contínuo, pois "[...] promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários de informação científica: pesquisadores, estudantes, leitores, editores e agências de financiamento".

A trajetória da Revista Ágora traduz o esforço permanente com critérios acadêmicos avançados de publicação periódica de artigos avaliados por pares sob a gestão do conselho editorial do periódico. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos e resenhas encaminhadas à Revista Ágora passarão por uma pré-seleção em que se avaliará a pertinência dos textos em relação à proposta temática da revista. Uma vez aceitos na pré-seleção, os artigos serão encaminhados a dois pareceristas que, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas da revista, podem:

  • Recomendar a publicação, com ou sem sugestões (cabendo ao autor acatá-las ou não);
  • Aprovar mediante reformulação, o que implica o reenvio do texto ao parecerista após as alterações realizadas pelo autor;
  • Recusar a publicação.

A Revista Ágora espera apresentar aos autores de artigos submetidos a resposta sobre a publicação em um período máximo de seis meses. Caso o prazo não seja cumprido, o autor deve entrar em contato com o periódico por meio do email revistaagoraufes@gmail.com.

No caso de dois pareceres discordantes, o texto será enviado a um terceiro parecerista.  Convém ressaltar que os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial, uma vez que os nomes dos autores dos textos (e sua filiação institucional) não são divulgados aos avaliadores. Para alcançar a "dupla avaliação anônima (cega) por pares", na escolha dos pareceristas, os editores buscarão evitar possíveis conflitos de interesse. É possível acompanhar o índice de aceites de artigos, assim como de rejeições, para verificar a efetividade dos critérios exigidos dos autores.

A avaliação é dirigida ao artigo, assim não são relevantes as credenciais dos autores. Os avaliadores não têm conhecimento sobre os autores. Qualquer recurso deve incidir sobre a qualidade da crítica apresentada na avaliação e o anonimato dos avaliadores é inviolável. A decisão final cabe ao conselho editorial que se guiará pelas boas práticas recomendadas por órgãos como o COPE.

As resenhas passarão por uma avaliação, realizada pelo editor ou membros do Conselho Editorial da revista, quanto ao tratamento da temática abordada, clareza da redação e concordância com as propostas da Revista Ágora. Para avaliação dos textos do dossiê, cada organizador montará, em conjunto com o Conselho Editorial, uma comissão que envolverá os organizadores, os conselheiros da revista e pareceristas ad hoc.

Em atenção às boas práticas de publicação, a Revista Ágora recebe uma crítica ou comentário de um artigo publicado anteriormente no periódico. As críticas devem ser razoáveis ​​e não conter conteúdo calunioso ou difamatório. As críticas devem ter evidências ou dados para apoiar as afirmações. Ao autor do artigo criticado será aberta a possibilidade de resposta ética. Os artigos serão publicados em seção específica denominada pós-debate.

Periodicidade

Revista Ágora é um veículo de divulgação científica em fluxo contínuo (Ahead of Print). Não há tarifa para o envio ou avaliação dos artigos.

Política de Acesso Livre

A Revista Ágora é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e acadêmica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet.

Política de Direito de Autor

A Revista Ágora (Vitória) © 2005 da Universidade Federal do Espírito Santo está licenciada CC BY-SA 4.0 

É possível

  1. compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
  2. adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
  3. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

De acordo com os seguintes termos:

  1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
  2. Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
  3. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Avisos

Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.

Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.

Política de Detecção de Plágio

No momento de envio do manuscrito, é Obrigatória a verificação de indícios de plágio através do Software CopySpider, disponível em http://www.copyspider.com.br/main/ , e o envio do relatório que mostre que o artigo possui no máximo 3 % de similaridade com outros arquivos  (e justificativa caso seja maior que 3%).

Política de Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes que lhes permite gerar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. 

Repositório Institucional

Todos os trabalhos devem ser depositados em um repositório institucional ou outro de escolha do autor sem embargo. A revista é credenciada no DIADORIM com o objetivo de disponibilizar ferramenta de armazenamento dos artigos.

Indexadores

O periódico Ágora submete-se constantemente aos indexadores nacionais e internacionais para a avaliação das práticas editoriais. Atualmente, recebeu aprovação de

1) catálogo 2.0 Latindex : rede de instituições que buscam disseminar informações sobre publicações científicas seriadas produzidas na Iberoamérica.

2) Diadorim verde: permite o armazenamento e acesso das versões pré-print e pós-print de um artigo. 

3) Sumários

4) Academic Res Copyrights

Cobrança de Taxas

Revista Ágora não cobra taxa de acesso ou submissão de artigos e resenhas, assim como não admite cobranças de seus leitores ou autores.

Direitos Autorais

A Revista Ágora (Vitória) © 2005 da Universidade Federal do Espírito Santo está licenciada sob CC BY-SA 4.0 

Patrocinadores e fontes de financiamento