Chamada de artigos para o Dossiê "Imaginando a Nação: a Intelectualidade brasileira no Longo Século XIX"

24-01-2024

Foi bastante acertada a escolha de Isabel Lustosa para o título de sua obra dedicada à trajetória de Hipólito José da Costa. Ao referir-se ao seu biografado como “o jornalista que imaginou o Brasil”, a autora não só nos presentou com uma narrativa impecável sobre um dos mais influentes redatores de jornais de sua época, como também nos incitou a pensar como a intelectualidade luso-brasileira imaginava o que viria a ser o Brasil.

A dimensão imaginativa aparece em franco diálogo com os estudos de Benedict Anderson sobre as comunidades políticas imaginadas, intrinsicamente ligadas à noção de pertencimento. Afinal, Hipólito José da Costa passou mais da metade da sua vida fora do Brasil, o que não o impediu de escrever sobre e para o Brasil. Assim como o jornalista exilado em Londres, outras vozes e perspectivas também contribuíram para identificar o que Cecília H. de Salles Oliveira chamou de “tangibilidade da nação” – uma identidade “brasileira” que, lentamente, ia sendo forjada como diversa, embora originária, da portuguesa.


Esse dossiê intenta reunir estudos sobre diferentes vozes da intelectualidade “brasileira” que, sobretudo no século XIX, procurou imaginar o Brasil. Vozes essas que entendemos plurais, incluindo mulheres, afro-americanos, indígenas e outros grupos historicamente silenciados, que a despeito de sua marginalização política e social, também pensaram e forjaram alternativas de futuro para o Brasil.


Buscamos, portanto, pesquisas que explorem os debates sobre identidade nacional, filosofia política, literatura, ciência e muito mais. Consideramos tanto as convergências quanto as divergências de pensamento, destacando como essa intelectualidade diversa ajudou a fundar, de maneira complexa e multifacetada, a brasilidade. Para tanto, este dossiê convida pesquisadoras e pesquisadores da História, Literatura, Ciências Sociais e Políticas, além de outros campos de saber correlatos, a contribuírem com suas análises sobre a intelectualidade do século XIX que imaginou o Brasil.

 

Organizadores: Dr. Arthur Ferreira Reis (UFES) e Dra. Cecilia Siqueira Cordeiro (UnB).

Prazo de recebimento de artigos: 15 de maio de 2024.