NÃO NEGO MINHA HISTÓRIA: SOU PARAIBA, SIM SENHOR!

Autores

  • Janielly Souza dos Santos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Resumo

O presente artigo é fruto de um projeto, pensado e realizado, em uma escola estadual do município de Campina Grande – PB, a partir de práticas educativas efetivadas por docentes e discentes que compõem essa comunidade escolar. Tendo como objetivo principal refletir a História Local, especificamente a História da Paraíba, fizemos usos das sensibilidades para compor metodologias que estimulassem os alunos a conhecerem sua História. A confecção de materiais pedagógicos pelos discentes foi uma etapa primordial do nosso projeto, bem como, a busca da leitura e discussão de autores paraibanos que procuraram pensar e fazer a História da Paraíba. A pesquisa se configurou em um caminho essencial para todos aqueles que participaram do projeto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janielly Souza dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), Especialização em História do Brasil/Paraíba pelas Faculdades Integradas de Patos (2009), Mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Pesquisa temas ligados a História Local, Ensino de História, Identidades, Memória, Sociabilidades, Sensibilidades, Família e Gêneros.

http://lattes.cnpq.br/4075341088599010

Downloads

Publicado

16-12-2018

Como Citar

SANTOS, J. S. dos. NÃO NEGO MINHA HISTÓRIA: SOU PARAIBA, SIM SENHOR!. Revista Ágora, [S. l.], n. 27, p. 56–68, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17063. Acesso em: 2 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê: História e Educação