Evangelizar, rezar e educar: a atuação da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres no campo educacional em Mato Grosso (1904-1971)

Autores

  • Giuslane Francisca da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A Congregação francesa das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres foi fundada na cidade de Castres, na França em 1836 por Emilie de Villeneuve. No ano de 1847 iniciam o processo de expansão para outros continentes, já o início do século XX, especificamente em 1904 chegam a Cuiabá com o intuito de assumirem o educandário Asilo Santa Rita. De lá para cá elas a congregação se expandiu para outras cidades, estados, países e continentes. Para tanto, nesse texto buscamos analisar a atuação das Irmãs Azuis no campo da educação em Mato Grosso, nas instituições educativas sob sua administração. Procuramos entender um pouco do processo de fundação da congregação, da vinda e estabelecimento em Mato Grosso, com enfoque para o funcionamento das instituições educativas sob a direção da congregação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuslane Francisca da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

16-12-2018

Como Citar

DA SILVA, Giuslane Francisca. Evangelizar, rezar e educar: a atuação da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres no campo educacional em Mato Grosso (1904-1971). Revista Ágora, [S. l.], n. 27, p. 69–79, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17179. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e Educação