Memória e história a serviço da educação judaica 'ashkenazi' na Idade Média (séc. XI-XII)

Autores

  • Karla Constancio de Souza

Resumo

Neste artigo apresentamos um panorama da educação judaica ashkenazi medieval levando em consideração fontes textuais como as Crônicas Hebraicas da Primeira Cruzada e textos religiosos como o Talmude e a Torá. Nesse sentido, buscamos demonstrar o papel da memória e da história para a manutenção da cultura e identidade judaicas na Ashkenaz medieval, e o importante papel da educação, do nível elementar ao superior, para a sobrevivência do judaísmo como grupo minoritário dentro de uma sociedade majoritariamente cristã, e como, apesar disso, influências mútuas ocorreram entre os métodos educacionais de ambos, judeus e cristãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2017

Como Citar

SOUZA, K. C. de. Memória e história a serviço da educação judaica ’ashkenazi’ na Idade Média (séc. XI-XII). Revista Ágora, [S. l.], n. 25, p. 60–77, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18581. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos