À margem da sabedoria: por um exemplo de crítica social de fundamentação cristã na Idade Média Tardia germanófona em 'A nau dos insensatos', de Sebastian Brant

Autores

  • Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Resumo

Em tempos de mudanças sociais, políticas e culturais no século XV surge na região da Alsácia, então pertencente ao Sacro Império Romano-Germânico, uma obra, iniciadora de um gênero literário, a Narrenliteratur (Literatura dos Insensatos), cujo principal objetivo era advertir o homem de então dos perigos de uma nova instância reguladora do orbe, não sendo a Igreja. Sebastian Brant com seu Das Narrenschiff (A nau dos insensatos) critica os desvios de então, personificando os agentes sociais como insensatos, que se deixam levar por novos modelos de comportamento. Este artigo traz reflexões sucintas sobre este processo de automarginalização através de um estudo de caso acerca da figura do erudito, o qual, ao capitanear a nau, conduz seus passageiros à danação eterna sem possibilidade de retorno à salvação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-12-2018

Como Citar

BRAGANÇA JÚNIOR, Álvaro Alfredo. À margem da sabedoria: por um exemplo de crítica social de fundamentação cristã na Idade Média Tardia germanófona em ’A nau dos insensatos’, de Sebastian Brant. Revista Ágora, [S. l.], n. 26, p. 14–29, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18715. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Debates, polêmicas e conflitos: relações entre estabelecidos e ‘outsiders' no ocidente tardo antigo e medieval