Por uma inserção da religião Sámi antiga no debate das Ciências das Religiões

Autores

  • Victor Hugo Sampaio Alves Universidade Federal da Paraíba Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos

Resumo

Os Sámi são vários povos de etnia Fino-Úgrica que habitam territórios da Suécia, Noruega, Finlândia e a Península de Kola, na Rússia, e possuem seus próprios idiomas e religiosidade. Antes da conversão ao cristianismo, a religião Sámi era politeísta, animista e de caráter xamânico e ritualístico. Nosso objetivo é contextualizar essa religiosidade no âmbito das Ciências das Religiões, demonstrando o que elas podem oferecer para melhor compreensão dessa religião. Assim, traçaremos uma breve trajetória das Ciências das Religiões a nível epistemológico, analisaremos algumas definições do étimo religião e discutiremos alguns de seus problemas e limitações ao longo da história. Por fim, traremos alguns dos principais aspectos que constituem a religião Sámi antiga, numa tentativa de trazê-la para o debate das Ciências das Religiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Sampaio Alves, Universidade Federal da Paraíba Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos

Mestrando em Ciências das Religiões pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Membro do NEVE (Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos).

Downloads

Publicado

16-12-2018

Como Citar

SAMPAIO ALVES, Victor Hugo. Por uma inserção da religião Sámi antiga no debate das Ciências das Religiões. Revista Ágora, [S. l.], n. 27, p. 208–228, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/19639. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos