Comissão da Verdade na universidade: uma relato sobre o caso da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espirito Santo (CV Ufes).

Autores

  • Pedro Ernesto Fagundes Univerisade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Resumo

No presente artigo serão discutidos alguns desdobramentos da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espírito Santo (CVUfes) e suas atividades no processo de recuperação da história da universidade. Com base em documentação inédita o artigo analisa um dos aspectos da ação repressiva do regime militar brasileiro nas Universidades, o funcionamento das Assessorias Especiais de Segurança e Informações – AESI. A AESI/UFES funcionou entre 1971 e 1986 e teve como principal tarefa o monitoramento das atividades da comunidade universitária.

Palavras-chave: Comissão da Verdade; Universidade; Ditadura militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ernesto Fagundes, Univerisade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Prorfessor do Departamento de Arquivolgia UFES e professor permanente d

Comissão da Verdade na universidade: uma relato sobre o caso da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espirito Santo (CV Ufes).

o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS). Doutor em História Social (UFRJ)

Downloads

Publicado

16-12-2018

Como Citar

FAGUNDES, Pedro Ernesto. Comissão da Verdade na universidade: uma relato sobre o caso da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espirito Santo (CV Ufes). Revista Ágora, [S. l.], n. 27, p. 121–131, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/19868. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)