Desafios da Educação Infantil:capacitação e formação continuada em serviço

Autores

  • Luciene Carla Corrêa Francelino Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Resumo:

Esse artigo é resultado de uma ação empírica realizada para viabilizar a plena utilização de recursos didáticos que favoreçam o processo de apropriação do conhecimento de alunos da educação infantil da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Partindo da premissa de que nos primeiros anos de vida a criança aprende através da interação com o lúdico, foi realizada uma oficina com professores da Escola Municipal de Educação Básica “Carim Tanure” cuja finalidade era explorar todas as possibilidades de utilização de recursos didáticos disponíveis na instituição, afim de tornar os procedimentos de ensino-aprendizagem dinâmicos e significativos, para todos os envolvidos no processo. A interação entre o grupo promoveu além da troca de experiências, a reflexão sobre a prática pedagógica dos participantes, fazendo emergir a proposta de realização frequente, de momentos de capacitação no interior da unidade escolar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Carla Corrêa Francelino, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como professora de Educação Infantil e de História na rede pública do município de Cachoeiro de Itapemirim.

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

FRANCELINO, L. C. C. Desafios da Educação Infantil:capacitação e formação continuada em serviço. Revista Ágora, [S. l.], n. 28, p. 159–170, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/20687. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos