A inversão dos gêneros maiores: Tragédia e Épica através de quatro personagens femininas nos três primeiros livros dos Epigrammata de Marco Valério Marcial

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir brevemente um aspecto intergenérico na obra de Marcus Valerius Martialis (c. 40-104). Dentre a grande quantidade de material intertextual e intergenérico em sua obra, selecionamos para análise os usos e funções invertidas de quatro personagens femininas, advindas de outros gêneros literários da Antiguidade Clássica considerados maiores: a épica e a tragédia. Para isso, adotaremos como fontes quatro poemas presentes nos três primeiros livros dos Epigrammata, escritos entre 85 e 88: o poema 1.62 em que aparecem as personagens Helena e Penélope e os poemas 2.41, 3.32 e 3.76 que apresentam as personagens Hécuba e Andrômaca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-12-2018

Como Citar

BAPTISTA, Natan Henrique Taveira; LEITE, Leni Ribeiro. A inversão dos gêneros maiores: Tragédia e Épica através de quatro personagens femininas nos três primeiros livros dos Epigrammata de Marco Valério Marcial. Revista Ágora, [S. l.], n. 27, p. 160–172, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21059. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos