O PÓS-11 DE SETEMBRO NAS CORES DA MARVEL: ANÁLISE DAS MINISSÉRIES GUERRA SECRETA (2004), GUERRA CIVIL (2005-2006) E INVASÃO SECRETA (2007)

Autores

  • Maicon José Alves Universidade Feevale
  • Márcia Blanco Cardoso
  • Luiz Antonio Maroneze

Resumo

Na manhã de 11 de setembro de 2001, o mundo inteiro assistiu perplexo a uma de suas maiores potências, os Estados Unidos, ser atacada em seu território. O presente trabalho buscou trazer uma percepção, sobre o olhar das histórias em quadrinhos lançados pela editora Marvel, quanto aos desdobramentos desses atentados. Foram analisadas as minisséries Guerra Secreta de 2004, Guerra Civil que foi lançada entre os anos de 2005 e 2006, e Invasão Secreta lançada em 2007. A análise buscou estabelecer relações entre os enredos dos quadrinhos e as ações promovidas pelo governo Bush pós – 11 de setembro. Posteriormente, foram analisados os eventos presentes nas publicações, estabelecendo correlações entre elas, e os acontecimentos históricos, contribuindo assim, com a forma como a política norte-americana passou a ser compreendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicon José Alves, Universidade Feevale

Licenciado em história pela Universidade Feevale; mestrando do Projeto de Pós-Graduação em Processos e Manifestações culturais.

Márcia Blanco Cardoso

Mestre em Estudos Históricos Latino-americanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2003), possuindo graduação em História - Licenciatura (1995), pela mesma Universidade. É professora adjunta da Universidade Feevale, na qual atua como coordenadora do curso de História; líder do Programa de Extensão "Educação e Cultura em Direitos Humanos" e professora dos cursos de História e Pedagogia. Desenvolve trabalhos nas áreas de História da América Contemporânea e Ensino de História.

Luiz Antonio Maroneze

É mestre em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História das sociedades Ibero-americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Desde o ano 2000 é professor adjunto na universidade Feevale no curso de História e, desde 2010, no programa de pós-graduação de Processos e Manifestações culturais, no qual é coordenador substituto. Tem experiência na área de Teorias da História e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade moderna, evolução urbana, violência, memória, patrimônio histórico e processos culturais.

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

ALVES, M. J.; CARDOSO, M. B.; MARONEZE, L. A. O PÓS-11 DE SETEMBRO NAS CORES DA MARVEL: ANÁLISE DAS MINISSÉRIES GUERRA SECRETA (2004), GUERRA CIVIL (2005-2006) E INVASÃO SECRETA (2007). Revista Ágora, [S. l.], n. 28, p. 216–236, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21465. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos