As transformações no mundo do trabalho e os impactos no Brasil a partir de 1990: Uma breve análise no Município de Pelotas/RS

Autores

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como proposta analisar as transformações que ocorreram no âmbito do trabalho no Brasil a partir de 1990 e expor algumas mudanças em relação às atividades relacionadas aos postos de empregos no município de Pelotas/RS a partir de 1990. De acordo com a literatura os autores apontam inúmeras mudanças no mundo do trabalho, decorrentes das respostas da crise capitalista. O processo de acumulação flexível e o toyotismo trouxeram consequências no mundo do trabalho, como desemprego em massa, alta exigência de qualificação profissional, perda de direitos trabalhistas, causando repercussões significativas na vida do trabalhador. Esses fatores atingiram praticamente todos os países e o Brasil teve seu período de crise acentuado a partir da década de 1990, em consequência das medidas neoliberais. Do mesmo modo, em Pelotas a economia local foi atingida em seus principais setores, como ficou evidenciado, especialmente na indústria de alimentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miria Raquiel da Rocha, UCPel

Graduada em Serviço Social - Mestranda em Política Social e Direitos Humanos - Ciências Sociais Aplicadas

Carlos Eduardo Arns, Universidade Católica de Pelotas

Graduado em Agronomia pela UFSC, mestre em Desenvolvimento Regional pela UNUSC e doutorando em Política Social e Direitos Humanos na Universidade Católica de Pelotas.

Downloads

Publicado

07-02-2020

Como Citar

DA ROCHA, Miria Raquiel; ARNS, Carlos Eduardo. As transformações no mundo do trabalho e os impactos no Brasil a partir de 1990: Uma breve análise no Município de Pelotas/RS. Revista Ágora, [S. l.], n. 30, p. 217–236, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/23053. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos