O caminho dos santos à luz das hagiografias cristãs árabes: as relações entre cristãos e muçulmanos no Dār al-Islām. Séc. VIII e IX E.C.

Autores

  • Matheus Melo Barcelos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Assis
  • José Walter Cracco Junior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Assis

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2020310305

Palavras-chave:

Hagiografias, Cristianismo ´árabe, Santidade, Martírio

Resumo

Tensões entre as comunidades religiosas, cristãs e islâmicas, colocaram-se desde a dominação política. Estas comunidades cristãs, em suas múltiplas vertentes e perspectivas teológicas, produziram uma diversidade de textos, e no período proposto, estes textos hagiográficos foram elaborados em latim, grego, siríaco e árabe, apresentando as questões da santidade atrelada ao debate entre as bases da fé cristãs e muçulmana, assim como as diversas apologias ou textos catequéticos. Neste artigo, procuraremos apontar alguns elementos das hagiografias e deste debate em dois textos distantes, geograficamente, mas pertencentes a um mesmo período: fins do século VIII e meados do século IX, em que o poder político muçulmano assentou-se e permitiu o proselitismo: os textos, escritos em árabes, ligados ao contexto das comunidades calcedonianas das Lavras de Mar Sabas e de Santa Catarina do Monte Sinai, as Paixões de Santo Antônio Rawh e Santo ʿAbd al-Masīḥ al-Ġassānī.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Ronaldo. Santos imaginários, santos reais. A literatura hagiográfica como fonte histórica. São Paulo: Intermeios, 2013, p. 75.

ANTHONY, Sean W. Fixing Jonh Damascene’s Biography: historical notes on his Family background. Journal of Early Christian Studies. 23; 4, 2015, p. 607-627.

ARMSTRONG, Karen. Maomé. Uma biografia do Profeta. São Paulo: Cia. Das Letras, 2002.

______. O Islã. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

CODOÑER, Juan Signes. Melkites and Icon Worship during the Iconoclastic Period. DUMBARTON OAKS PAPERS. Washington D.C., n. 67, 2013, p. 135-327.

CUMPLIDO, Manuel Nieto. Los estatutos de protección de judíos e cristianos en los textos de Mahoma y Omar. In: Los mozárabes. Historia, cultura y religión de los cristianos de al Ándalus. Conferencias dictadas em el Congreso Internacional de Cultura Mozárabe celebrado em Córdoba y organizado por el Foro Osio del Cabildo Catedral. Murcia: Editorial Almuzara, 2018, p. 52-53.

GRIFFITH, Sidney. Melkites, Jacobites, ande the Chrystological controversies in the Thrid/Ninth-Century, Syria. In: THOMAS, Dawid (ed.). Syrian Christians under Islam. The first thousand years. Leiden; Boston; Koln: Brill, 2001.

______ . The Arabic account of the al-Masīḥ an-Naǧranī al-Ghassanī. Original: Le Muséon 98 (1985). In: Arabic Christianity in the Monasteries of Ninth-Century Palestine. Variorum Colected Studies. Aldersoht/Burington: Ashgate Publishing Company, 1992, p. 331-374.

GÜNDÜZ, Sinasi. O problema da identificação de Ahl al-Kitab (Povo do Livro) nas antigas fontes islâmicas. Trad. Rosalie Helena de Souza Pereira. In: PEREIRA, Rosalie de Souza. O islã clássico. Itinerários de uma cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 129-148.

HITTI, Philip K. História de los árabes. Madrid, 1950.

JABRE-MOUAWAD, Ray. Une approche diferente de la langue arabe par les melkites et les maronites du Liban d’après un poème d’Ibn al-Qilāʿī (XVe s.). Parole de l’Orient. 34, 2009, p. 1-13.

JIMÉNEZ PEDRAJAS, Rafael. Historia de los Mozárabes en al Ándalus. Mozárabes y musulmanes em al Ándalus ¿Relaciones de convivencia?, ¿o antagonismo y lucha? Murcia: Editorial Almuzara, 2013.

JUBRAN, Safa Abou-Chahla. Para uma romanização padronizada de termos árabes em textos de língua portuguesa, Tiraz. Revista de Estudos Árabes e das culturas do Oriente Médio - USP, n. 1, 2004, p. 16-29.

LA SPISA, Paolo. L’oeuvre theologique de Sulaymān al-Ghazzī: un autre exemple de moyen arabe standard? QuSem. 28, 2012, p. 209-225.

LAMOREAUX, John C. Hagiography. In: NOBLE, Samuel, e TREIGER, Alexander (org.). The Orthodoxy Church in the Arab world. 700-1700. An anthology of sources. DeKalb: Northen Illinois University Press, 2014, p. 112-135.

NASSER FILHO, Omar. Religiosidade islâmica: unidade na diversidade. In: RELEGENS THRÉSKEIA. Estudos e pesquisa em religião V. 04, n. 02, 2015, p. 64-74.

NOBLE, Samuel; TREIGER, Alexander. Introduction. In: The Orthodoxy Church in the Arab world. 700-1700. An anthology of sources. DeKalb: Northen Illinois University Press, 2014.

PEREIRA, Rosalie Helena de Souza (Org.). O islã clássico. Itinerários de uma cultura. São Paulo: Perspectiva, 2001.

SIMONET, F. J. História de los Mozárabes de España. Murcia: Almuzara, s/a.

SMITH, Margaret. Studies in Early Mysticism in the Near and Middle East. Oxford: Oneworld, 1995.

SWANSON, Mark N. The Martyrdom of Abd al-Masīḥ, superior of Mount Sinai (Qays al-Ghassanī. In: THOMAS, David (ed.). Syrian Christians under Islam. First Thousand years. Leiden/Boston/ Koln: Brill, 2001, p. 107-129.

ABU QURRA, Teodoro. Theologus autodidactus. Trad. John Lamoreaux. Provo (Utah): Brigham Young University Press, 2005.

VELAZQUEZ, Isabel. Literatura hagiografica. Presupuestos básicos y aproximación a sus menisfestaciones en la Hispania visigoda. Sevogia: Fundación Instituto Castellano y Leonês de la Lengua, 2007.

WILDE, Clare. Christian-Muslim (In)tolerance? Islam and Muslim according to Early Christian Arabic Text. In: VAN KOOTEN, George; VAN RUITEN, Jacques (org.). Intolerance, Polemics, and Debate in Antiquity. Politico-Cultural, Philosophical, and Religious Forms of Critical Conversation. BRILL: Leiden/Boston, 2019, p. 463-485.

Downloads

Publicado

21-04-2021

Como Citar

MELO BARCELOS, Matheus; CRACCO JUNIOR, José Walter. O caminho dos santos à luz das hagiografias cristãs árabes: as relações entre cristãos e muçulmanos no Dār al-Islām. Séc. VIII e IX E.C. Revista Ágora, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-2020310305, 2021. DOI: 10.47456/e-2020310305. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/30937. Acesso em: 19 abr. 2024.