“Quando não assiste nela o Conde de Vila Franca”: os governadores da ilha de São Miguel (Açores) nos séculos XVII e XVIII

Autores

  • José Damião Rodrigues Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2021320301

Palavras-chave:

São Miguel, Açores, Condes de Vila Franca/ Ribeira Grande, Governadores de São Miguel, Jurisdição

Resumo

Apesar da sua dimensão, ou precisamente por isso e pelo facto de se configurarem como territórios espacialmente bem circunscritos, tendo em consideração as dinâmicas políticas e imperiais dos séculos XVI-XVIII, por um lado, e a função da “economia da graça” nas relações entre monarquia e vassalos, por outro, consideramos que os espaços insulares podem funcionar como um bom estudo de caso quer para a análise da composição sociológica das elites locais e do funcionamento das redes familiares e relações inter-pessoais, quer para a das relações entre o centro político (a coroa) e os poderes locais (senhoriais ou municipais). Assim, tomando como escala de observação o universo insular dos Açores e na continuação de investigações anteriores e de projectos em curso, no quadro de um modelo político e social de Antigo Regime, pretendemos aqui apresentar um caso menos conhecido, mas nem por isso menos interessante, o dos governadores da ilha de São Miguel, cuja nomeação constituiu um privilégio dos capitães e senhores da ilha de São Miguel nos séculos XVII e XVIII. Com base numa análise que articula a metodologia prosopográfica e as histórias de vida, este estudo de caso revela qual o lugar que este cargo ocupava num cursus honorum que, no caso dos militares, os conduziria depois a postos de maior importância e projecção no contexto do império português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes

ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO. Conselho Ultramarino, Angola, cx. 6, doc. 160.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO. Chancelaria de D. Afonso VI, Doações, Livro 10, 13, 20, 23, 25, 30, 32, 47, 48.

______. Chancelaria de D. João IV, Doações, Livro 11, 16, 19, 22, 26.

______. Chancelaria de Filipe III, Doações, Livro 23, 26, 28, 32, 36.

______. Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Afonso VI, Livro 19, 28, 52.

______. Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, Livro 2, 3, 5.

______. Registo Geral de Mercês, Mercês da Torre do Tombo, Livro 3, 18, 22.

______. Registo Geral de Mercês, Mercês de vários reis, Livro 1.

______. Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, Constantino, maço 1, doc. 7.

ARAÚJO, J. S. Svmario de la Familia Ilvstrissima de Vasconcelos, historiada, y con Elogios. […]. Madrid: por Juan Sanchez, 1638.

ARQUIVO DOS AÇORES. Edição fac-similada da edição original. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 1980-1984, 15 vols.

ARRUDA, M. M. V. Colecção de documentos relativos ao descobrimento e povoamento dos Açores. 2ª ed., Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1977.

BIBLIOTECA PÚBLICA E ARQUIVO REGIONAL DE PONTA DELGADA (BPARPD). Alfândega de Ponta Delgada (APD), Livro 5º, 8º do Registo.

______. Arquivo da Câmara de Ponta Delgada (ACPD), Livro de Acórdãos 1, 2, 4, 6, 7, 11, 277.

______. ACPD. Livro 2º do Registo, 115.

______. ACPD. RP, PD, São Sebastião, Baptismos.

FREIRE, F. B. Nova Lusitania, Historia da Gverra Brasilica A purissima alma e savdosa memoria do Serenissimo Principe Dom Theodosio Principe de Portvgal, e Principe do Brasil […]. Lisboa: na Oficina de João Galrão, 1675.

LEITE, J. G. R.; FARIA, M. A. Livro do Castelo (S. João Batista do Monte Brasil). Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, 2010.

Livro da Guerra e Ordenança de Vila Franca do Campo (sec. XV, XVI, XVII, XVIII). Leitura diplomática de Maria da Natividade Gago da Câmara de Medeiros de Mendonça Dias, Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1997.

LOPES, J. B. S. Corografia ou Memoria Economica, Estadistica, e Topografica do Reino do Algarve. Lisboa: na Tipografia da Academia Real das Ciências de Lisboa, 1841.

MACHADO, D. B. Bibliotheca Lusitana Historica, Critica, e Cronologica. Na qual se comprehende a noticia dos Authores Portuguezes, […], Lisboa: na Oficina de Inácio Rodrigues, tomo II, 1747; tomo III, 1752.

MARIZ, P. Dialogos de Varia Historia, Dos Reis de Portugal com os mais verdadeiros retratos que se puderão achar Ordenados por …. Lisboa: por António Craesbeek de Melo, 1672.

MORAIS, C. A. Pedatura Lusitana (Nobiliário de Famílias de Portugal). Publicado por Alexandre António Pereira de Miranda Vasconcelos, António Augusto Ferreira da Cruz e Eugénio Eduardo Andrêa da Cunha e Freitas. Porto: Livraria Fernando Machado, tomo I, vol. 2, s. d. [1944]; tomo II, vol. 1, s. d. [1944]; tomo III, vol. 2, s. d. [1945].

Obras Gerais

BICALHO, M. F.; RODRIGUES, J. D.; CARDIM, P. Cortes, Juntas e procuradores. In: FRAGOSO, J. e MONTEIRO, N. G. (org.), Um reino e suas repúblicas no Atlântico. Comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola nos séculos XVII e XVIII. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2017, pp. 101-135.

BONCIANI, R. F. Os irmãos Coutinho no Atlântico: escravidão, governo e ascensão social no tempo da Monarquia Hispânica. RELEA – Revista Latino-Americana de Estudos Avançados. Foz do Iguaçu, PR, vol. 1, n.º 1, Jan.-Jul. 2016, pp. 158-172.

CORDEIRO, A. (S. J.) Historia Insulana das Ilhas a Portugal Sugeytas no Oceano Occidental. Edição fac-similada da edição princeps de 1717. Angra do Heroísmo: Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1981.

CUNHA, M. S.; MONTEIRO, N. G. Governadores e capitães-mores do império atlântico português nos séculos XVII e XVIII. In: MONTEIRO, N. G. F., CARDIM, P. e CUNHA, M. S. (Org.), Optima Pars: Elites Ibero-Americanas do Antigo Regime. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2005, pp. 191-252.

CURVELO, A. A. S. C. Governar Pernambuco e as Capitanias Anexas: O Perfil de Recrutamento, a Comunicação Política e as Jurisdições dos Governadores da Capitania de Pernambuco (c. 1654- c. 1756). Tese de doutoramento em História, Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist), História: Mudança e Continuidade num Mundo Global. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2019.

FRAGOSO, J.; BICALHO, M. F.; GOUVÊA, M. F. (Org.). O Antigo Regime nos trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

FRUTUOSO, G. Livro Terceiro das Saudades da Terra. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1983.

FRUTUOSO, G. Livro Quarto das Saudades da Terra. 2ª ed., Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1977-1987, 3 vols.

GAIO, M. J. C. F. Nobiliário de Famílias de Portugal. Impressão diplomática do original manuscrito existente na Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, edição de Agostinho de Azevedo Meireles e Domingos de Araújo Afonso. Braga: Oficinas Gráficas «Pax», Tomo Primeiro de Costados, 1941.

GENET, J.-P. e LOTTES, G. (eds.). L’État moderne et les élites, XIIIe-XVIIIe siècles. Apports et limites de la méthode prosopographique. Paris: Publications de la Sorbonne, 1996.

HEINTZE, B. Angola nas garras do tráfico de escravos: as guerras do Ndongo (1611-1630). Revista Internacional de Estudos Africanos. Lisboa, n.º 1, 1984, pp. 11-59.

HESPANHA, A. M. As vésperas do Leviathan. Instituições e Poder Político. Portugal — Século XVII. Lisboa: edição do autor, 1986, vol. I.

HESPANHA, A. M. Recensão crítica a Avelino de Freitas de Meneses, Os Açores e o Domínio Filipino (1580-1590), vol. I: A resistência terceirense e as implicações da conquista espanhola, Angra do Heroísmo, Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1987. Penélope. Fazer e Desfazer a História. Lisboa, n.º 7, 1992, pp. 200-203.

KOROBTCHENKO, J. P. A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. A Instituição, os Instrumentos e os Homens (1736-1756). Dissertação de mestrado em História Moderna. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2011, vol. I.

MAIA, F. A. M. F. Capitães dos Donatários (1439-1766). 4ª ed., Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1988.

MALDONADO, M. L. Fenix Angrence. Transcrição e notas de Helder Fernando Parreira de Sousa Lima. Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. 2, 1990.

MENESES, A. F. Os Açores e o Domínio Filipino (1580-1590), vol. I: A Resistência Terceirense e as Implicações da Conquista Espanhola, vol. II: Apêndice Documental. Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1987.

MENESES, A. F. Os Açores nas encruzilhadas de Setecentos (1740-1770). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, vol. I: Poderes e Instituições, 1993.

MONTALVERNE, A. (frei) Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, vol. II, 1961.

MONTEIRO, A. A perda do galeão São Pantaleão (1651): um naufrágio da Companhia Geral do Comércio do Brasil nos Açores. In: AAVV, As Ilhas e o Brasil. Funchal: Secretaria Regional do Turismo e Cultura, Centro de Estudos de História do Atlântico, 2000.

MONTEIRO, N. G. O provimento dos ofícios principais da monarquia (1640-1808). In: STUMPF, R. e CHATURVEDULA, N. (Org.), Cargos e ofícios nas monarquias ibéricas (séculos XVII e XVIII): provimento, controlo e venalidade. Lisboa: CHAM, 2012.

RODRIGUES, J. D. “off the Islands”: os Açores no contexto da primeira expansão inglesa. In: RODRIGUES, J. D. Histórias Atlânticas: os Açores na primeira modernidade. Ponta Delgada: CHAM, 2012, pp. 45-60.

RODRIGUES, J. D. Poder Municipal e Oligarquias Urbanas: Ponta Delgada no Século XVII. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1994.

ROWLAND, R. Alcance e limitações da história da família. In: ROWLAND, R. População, Família, Sociedade: Portugal, Séculos XIX-XX. Oeiras: Celta, 1997.

SALDANHA, A. V. As Capitanias — O Regime Senhorial na Expansão Ultramarina Portuguesa. Funchal: Centro de Estudos de História do Atlântico, 1991.

SALGADO, A. A. A. Portugal e o Atlântico. Organização militar e acções navais durante o período Filipino (1580-1640). Tese de doutoramento em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2009.

SOUSA, A. C. (D.) História Genealógica da Casa Real Portuguesa. Nova edição revista por M. Lopes de Almeida e César Pegado, Coimbra: Atlântida — Livraria Editora, Tomo X, 1953.

STONE, L. Prosopography. In: STONE, L. The past and the present. Boston: London and Henley, Routledge and Kegan Paul, 1981, pp. 45-73

VERÍSSIMO, N. Relações de Poder na Sociedade Madeirense do Século XVII. Funchal: SRTC, DRAC, 2000.

Downloads

Publicado

12-11-2021

Como Citar

DAMIÃO RODRIGUES, José. “Quando não assiste nela o Conde de Vila Franca”: os governadores da ilha de São Miguel (Açores) nos séculos XVII e XVIII. Revista Ágora, [S. l.], v. 32, n. 3, p. e-2021320301, 2021. DOI: 10.47456/e-2021320301. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/34942. Acesso em: 29 mar. 2024.