EXPULSANDO COMUNISTAS E FAZENDO A “REVOLUÇÃO”: AS LEMBRANÇAS DO EXÉRCITO SOBRE O GOVERNO DE JOÃO GOULART E A “REVOLUÇÃO DE 1964”

Autores

  • Eduardo dos Santos Chaves

Resumo

O presente artigo pretende discorrer sobre a Coleção de depoimentos “1964 – 31 de março: o movimento revolucionário e a sua história”, organizada e publicada pelo Exército entre 2000 e 2003. São diversos os temas abordados nas entrevistas, no entanto, para efeito de análise neste artigo examinarei o eixo temático que constrói uma narrativa “gloriosa” da “Revolução” e, assim, avalia positivamente os vinte e um anos do regime civil-militar. Procuro verificar como se procedeu nos depoimentos a narrativa acerca do governo de João Goulart e a subseqüente construção da “Revolução de 1964” como divisor de águas na história do Brasil Contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CHAVES, Eduardo dos Santos. EXPULSANDO COMUNISTAS E FAZENDO A “REVOLUÇÃO”: AS LEMBRANÇAS DO EXÉRCITO SOBRE O GOVERNO DE JOÃO GOULART E A “REVOLUÇÃO DE 1964”. Revista Ágora, [S. l.], n. 14, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5030. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos