Ocupação, apogeu e crise do vale do Itabapoana: Geografia histórica da expansão da lavoura cafeeira no sul do Espírito Santo (1820-1960)
DOI:
https://doi.org/10.47456/20263712Palavras-chave:
Vale do Itabapoana capixaba; Geografia histórica; Economia cafeeira; Análise regional.Resumo
Este trabalho investiga a formação regional do vale do Itabapoana capixaba por meio de sua evolução cafeeira. A análise abrange três períodos fundamentais da produção de café: a expansão, o apogeu e a crise. O objetivo central é oferecer uma compreensão integrada, temporal e espacial, da evolução da estrutura produtiva regional entre as décadas de 1820 e 1960. Para isso, utiliza-se a geografia histórica como princípio norteador na reconstituição da formação territorial da região. A região foi, desse modo, analisada como um espaço socioeconômico dotado de unidade e que reflete as especificidades da reprodução do capital no território. O objeto de estudo focaliza a região como espaço histórico e social, distinguindo-se da bacia hidrográfica homônima. O vale do Itabapoana capixaba é, assim, definido como um espaço histórico de expansão cafeeira na região sul do Espírito Santo que, no passado, esteve integrado à dinâmica escravista e latifundiária, mas que possui especificidades socioeconômicas únicas em relação ao sul capixaba e ao conjunto do território estadual. Desse modo, a pesquisa analisa as dinâmicas dos três momentos principais que compuseram esse panorama regional.
Downloads
Referências
Fontes
ARQUIVO GERAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESPÍRITO SANTO. Relatório de Martim Francisco Ribeiro de Andrade, Presidente do Espírito Santo, à Assembleia Legislativa Provincial, em 1883.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Vitória. Processos de terra da Freguesia da Vila de Itapemirim, anos 1855 e 1856, fundo da Agricultura, Diretoria de Terras e Colonização.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Vitória. Processos de terra da Diretoria Central de Terras e Colonização do Espírito Santo, 2ª série, n. 7.597, caixa 359, ano de 1878.
Anuário Estatístico do DEE (ano 6, n. 6). O Espírito Santo, Guaçuí-ES, em 13-11-1960, ano 29, nº. 1243.
Obras gerais
ALMADA, V. P. F. Escravismo e transição: o Espírito Santo (1850/1888). Rio de Janeiro: Graal, 1984.
ALMADA, V. P. F. Estudos sobre a estrutura agrária e cafeicultura no Espírito Santo. Vitória: SPDC/UFES, 1993.
ALMADA, V. P. F. A escravidão na história econômica social do Espírito Santo (1850-1888). 240f. Dissertação (mestrado em História). Uff, Niterói, 1981.
BERGAMIM, M. C. Trajetória da agricultura familiar no Espírito Santo: constituição, crise e recomposição. In: CAMPOS JÚNIOR, C. T. (org.). Transformações socioeconômicas do Espírito Santo: uma abordagem histórica e de manifestações recentes. Vitória: IHGES, 2006.
BITTENCOURT, G. A. M. A formação econômica do Espírito Santo: o roteiro da industrialização, do engenho às grandes indústrias (1535-1980). Rio de Janeiro: Cátedra, 1987.
BITTENCOURT, G. A. M. Espírito Santo: a indústria de energia elétrica – 1889/1978. Vitória: IHGES, 1984.
CAMPOS JÚNIOR, C. T. O novo arrabalde. Vitória: PMV, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996.
FALEIROS, R. N. A cafeicultura capixaba na Primeira República: complexo econômico e extraterritorialidade. In: SILVA, I. V.; QUINTÃO, L. C. (org.). O Espírito Santo da Primeira República. Vitória: Milfontes, 2018.
CORRÊA, R. L. Região e regionalização espacial. São Paulo: Ática, 1986.
COSTA, H. A. A leste do Brigadeiro: povoamento no início do século XIX. Belo Horizonte: Páginas Editora, 2021.
ESPINDOLA, H. S. Sertão do rio Doce. Bauru, São Paulo: Edusc, 2005.
FERREIRA, S. P. Espírito Santo: dinâmica cafeeira e integração no mercado nacional – 1840-1960. 261f. Dissertação (mestrado em Ciência Econômica). Rio de Janeiro: UFRJ, 1987.
FREDERICO, S. Cafeicultura científica globalizada e as montanhas capixabas: a produção de café arábica nas regiões do Caparaó e Serrana do Espírito Santo, Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 25, 2013, p. 7-20.
FRANÇA, D. A. Justino José Maria das Dores: esboço genealógico do pioneiro de Guaçuí. Revista capixaba de genealogia, Vitória, v. 5, 2019, p. 123-130.
GARCIA, M. T.; GARCIA, M. L. T. O vale do Itabapoana e a história de São Pedro do Itabapoana e São José do Calçado. Vitória: Edufes, 1997.
KAYSER, B. A região como objeto de estudo da geografia. In: GEORGE, P. et. al. A geografia ativa. São Paulo: Difel, 1980.
MARINS, A. Minha terra e meu município. Rio de Janeiro: Jacinto Ribeiro dos Santos, 1920.
MARTINS, J. S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do mundo. São Paulo: Contexto, 2019.
MARTINS, J. S. O cativeiro da terra. São Paulo: Contexto, 2013.
MENDONÇA, M. C. História da construção de Guaçuí: aspectos da formação urbana no vale do Itabapoana capixaba (1920-1960). São Paulo: Dialética, 2022.
MENDONÇA, M. C. O vale do Itabapoana: perspectiva e trajetórias familiares da história do sul capixaba (1820-1960). São Paulo: Dialética, 2024.
MORAES, A. C. R. Geografia histórica do Brasil: capitalismo, território e periferia. São Paulo: Annablume, 2011.
OLIVEIRA, F. Elegia para uma re(li)gião: Sudene, Nordeste. Planejamento e conflitos de classes. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1993.
OLIVEIRA, Z. C. (org). Abertura do caminho de Arripiados à última cachoeira do rio Itapemirim: a saga de uma expedição desbravadora e a origem do topônimo da cidade de Alegre, segundo o diário de João do Monte da Fonseca. Alegre: A Palavra; Casa da Cultura de Alegre, 2009.
ROCHA, H. C.; MORANDI, A. M. Cafeicultura e grande indústria: a transição no Espírito Santo – 1955-1985. Vitória: Espírito Santo em Ação, 2012.
ROCHA, L. Crônicas de Cachoeiro. Rio de Janeiro: Gelsa, 1966.
SALETTO, N. Transição para o trabalho livre e pequena propriedade no Espírito Santo (1888-1930). Vitória: Edufes, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Ágora

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International



















