A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir o ensino público no Espírito Santo do século XIX, no contexto histórico da cosmovisão dos Estados Nacionais da Europa e da formação do Brasil independente em uma época caracterizada, principalmente, pela confiança na educação como chave do progresso das nações, e sob o auspício desse referencial, as iniciativas dos presidentes da província do Espírito Santo para levar o país ao nível de civilização imaginada, via escolarização do povo, esbarravam em obstáculos de difícil remoção em face de implicação de outros fatores condicionantes de natureza econômica, política, social e cultural da província e do país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MENDES, Evaldo Jorge. A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873). Revista Ágora, Vitória/ES, n. 18, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: História e Educação
Licença
Copyright (c) 1969 Revista Ágora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International