A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)

Autores

  • Evaldo Jorge Mendes

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir o ensino público no Espírito Santo do século XIX, no contexto histórico da cosmovisão dos Estados Nacionais da Europa e da formação do Brasil independente em uma época caracterizada, principalmente, pela confiança na educação como chave do progresso das nações, e sob o auspício desse referencial, as iniciativas dos presidentes da província do Espírito Santo para levar o país ao nível de civilização imaginada, via escolarização do povo, esbarravam em obstáculos de difícil remoção em face de implicação de outros fatores condicionantes de natureza econômica, política, social e cultural da província e do país.

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Como Citar

MENDES, Evaldo Jorge. A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873). Revista Ágora, Vitória/ES, n. 18, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e Educação