Uma perspectiva conservadora do desenvolvimento econômico capixaba no pós 1964: o governo Arthur Gehardt e os Grandes Projetos de Impacto (1971-1975)

Autores

  • Diones Augusto Ribeiro

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender a inserção da economia do Estado do Espírito Santo no contexto de desenvolvimento capitalista no século XX. Foi o momento em que diversas políticas públicas foram criadas com o objetivo de superar o atraso através da industrialização e da diversificação da infra-estrutura. Os Grandes Projetos de Impacto, da década de 1970, durante o governo de Arthur Carlos Gehardt Santos (1971-1974), visavam adequar a economia capixaba a uma nova dinâmica, calcada numa perspectiva oligopolista do capitalismo internacional, através da associação do capital público com o privado.

O planejamento e os Grandes Projetos no Estado, já no século XX, foram pensados com o objetivo de reverter o atraso econômico, desenvolvendo forças produtivas e indústrias locais. O desenvolvimentismo, dentro desta perspectiva, surgiu como projeto a ser seguido pelas elites locais no século XX, já que ele, através de uma série de metas e programas, principalmente através da associação do capital público com o privado, foi utilizado como meio de sepular etapas do desenvolvimento capitalista, servindo assim para maximizar as forças produtivas e criar um parque industrial forte e competitivo, superando alicerces arcaicos, principalmente aqueles ligados ao setor agrário-exportador, surgindo aqui empresas como a Companhia Siderúrgica de Tubarão, Samarco Mineração etc.

Observa-se que o desenvolvimento proposto pelas elites do Estado no século XX não foram acompanhadas de reformas sociais e estruturais significativas, cujos efeitos são percebidos no século XXI, principalmente a miséria social e a violência, daí a validade da tese sobre a perspectiva conservadora do desenvolvimento capitalista capixaba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

RIBEIRO, Diones Augusto. Uma perspectiva conservadora do desenvolvimento econômico capixaba no pós 1964: o governo Arthur Gehardt e os Grandes Projetos de Impacto (1971-1975). Revista Ágora, [S. l.], n. 20, p. 127–150, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/9171. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas da História Regional