Protagonismo no controle externo: discussão teórica sobre os tribunais de contas no Brasil e no mundo
DOI:
https://doi.org/10.47456/acp.v%25vi%25i.27733Resumo
Este texto visa destacar a importância histórica e institucional dos tribunais de contas, evidenciando o papel fiscalizatório destas entidades principalmente no Brasil. Contando com uma vasta literatura, o artigo discute alguns aspectos considerados relevantes no estudo destes órgãos centrais para o funcionamento do controle externo nas democracias contemporâneas. Inicialmente, um debate mais generalista acerca dos conceitos de controle e accountability será apresentado. Em seguida, através de um extenso relato, é possível apreender informações históricas e funcionais sobre as instituições analisadas, como as regras de nomeação para os cargos mais altos e as competências dos tribunais de contas estaduais, por exemplo. Por fim, este trabalho aponta caminhos que podem ser seguidos em pesquisas futuras sobre o tema.Palavras-chave: accountability, controle, tribunais de contas, instituições de controle, Administração Pública.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).