Da pré-moderna à algorítmica: as características evolutivas das campanhas eleitorais
Resumo
O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre a evolução das campanhas eleitorais. Iniciamos descrevendo campanha eleitoral. Na sequência, discorremos sobre as fases pré-moderna, moderna e pós-moderna das campanhas, tendo como base o pensamento de Norris (2000). Avançamos, detalhando as campanhas hipermídias Howard (2006) e as campanhas eleitorais em redes sociais, com o uso de algoritmos e microtargeting. A conclusão é que a evolução das campanhas podem ser apresentadas no formato de um círculo, que iniciou com as campanhas pré-modernas, passando para as modernas, pós-modernas, hipermídias e finalizando com as campanhas eleitorais online, que retomaram características das campanhas tradicionais, só que agora mediadas pelo ambiente virtual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).