Mulheres de elite em espaços públicos de São Mateus do Sul - PR (1911-1932)
Resumo
Este artigo discorre sobre a presença de mulheres nos espaços públicos em São Mateus do Sul, no estado do Paraná. A partir do registro de 77 nomes de mulheres presentes em oito Atas das sessões da Câmara Municipal, entre os anos de 1911 e 1932, foi possível problematizar qual era o lugar do feminino na composição da sociedade são-mateuense do início do século XX. E, a partir da história de uma dessas mulheres de elite, buscamos compreender, ainda que parcialmente, um pouco da história das mulheres do município e sua presença nos espaços públicos. As fontes utilizadas foram as Atas, documentos impressos disponíveis na Casa da Memória Padre Bauer em São Mateus do Sul e a fonte oral. Teoricamente essa pesquisa foi orientada pela literatura da História das Mulheres e dos Estudos de Gênero.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).