Novos partidos políticos: quais aportes teóricos
Resumo
O objetivo deste artigo é proporcionar uma compreensão teórica dos debates sobre os Novos Partidos Políticos (NPP). A partir da revisão da literatura, verifica-se que, desde o final da década de 1960, os debates sobre este tema têm sido abordados a partir de uma variedade de perspectivas, incluindo desafios teóricos, nuances conceituais, níveis de novidade e multidimensionalidade de novos e antigos partidos. A análise aponta que a definição de um “novo” partido não é consensual entre os teóricos, o que afeta a(s) perspectiva(s) de análise, a avaliação de uma eleição, o sistema eleitoral e/ou partidário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).
