FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MEPES
Resumo
As Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) do Movimento de Educação
Promocional do Espírito Santo (MEPES) possuem foco na Pedagogia da
Alternância que, por sua vez, viabiliza a formação inicial e continuada em
serviço de seus professores. Assim, objetiva-se analisar a proposta que vem
sendo utilizada pela Centro de Formação e Reflexão (CFR) do MEPES como
prática em formação de professores do campo, com ênfase na pedagogia da
alternância. O mesmo foi desenvolvido por meio de um estudo de caso, tendo
como referência o estudo e reflexão do Plano de Formação Inicial dos
Monitores do MEPES e do Relatório Anual das Atividades formativas de 2016.
Consideremos que ao longo do trabalho ser a Formação dos professores das
EFA’s, eficiente e eficaz, podendo ser uma referência na formulação de
propostas de Formação Inicial e Continuada de professores que atuam na
Educação do Campo, em especial com a Pedagogia da Alternância.
Palavras-