MUDANÇAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Resumo
Essa pesquisa visa contribuir para as reflexões sobre o fracasso escolar
nas séries iniciais e o processo de apropriação da leitura e da escrita por crianças
nos anos iniciais escolares, buscando compreender os sentidos elaborados pelos
professores alfabetizadores frente às mudanças teórico-metodológicas
(construtivismo Emiliano) no campo da alfabetização, no município de Vitória/ES,
com a implantação/implementação do Projeto Bloco Único. O Projeto Bloco Único foi
uma reforma educacional, destinada às 1ª e 2ª séries do ensino básico e às turmas
de 6 anos das Unidades de Pré-Escola, proposta no Documento Preliminar de
Implantação do Bloco Único no Sistema Municipal de Ensino de Vitória, em 1990. A
partir de Mikhail Bakhtin, nosso autor de referência, sob a perspectiva teóricometodológica,
com enfoque Histórico-cultural propusemos a escuta de 18
professores alfabetizadores que vivenciaram esse momento. Os relatos indicaram
que houve reais dificuldades em lidar com uma teoria e uma política pública de
educação que lhes foram impostas pelo discurso oficial e que não atendia por
completo o cotidiano de uma classe de alfabetização, principalmente sob o ponto de
vista da formação dos professores e da aquisição da leitura e da escrita pelas
crianças, apresentando perceptíveis lacunas. Deste modo, o fracasso escolar, como
bem nossa pesquisa demonstrou, não esteve diretamente vinculado ao método, não
esteve diretamente vinculado ao professor, mas sim, a um sistema que,
perceptivelmente, cultivou esse fracasso, quando sugestionou/optou por políticas
mal formuladas, dissociadas da realidade e da vocação escolar, incorrendo em
colapsos na gestão da educação. Verificamos também que os professores
mantiveram suas antigas práticas, como forma de resistir às imposições para mudar.