PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jocilene Gadioli OLIVEIRA
  • Ana Paula Dias Pazzaglini ROLDI

Resumo

Este trabalho consiste em evidenciar a importância de cursos de formação
continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, afim de,
estudar suas práticas pedagógicas e potencializar práticas cotidianas voltadas
para o ensino de Educação Científica. O trabalho busca somar e contribuir a
um conjunto de reflexões acerca do paradigma professor pesquisador reflexivo,
o qual reflete sobre suas práticas cotidianas e constrói o melhor caminho para
potencialização do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, o professor
deve agregar às suas ações pedagógicas a pesquisa e a investigação.
Sabemos que desenvolver capacidades criativas e de investigação científica é
um desafio enfrentado por muitos professores, assim, este estudo de caráter
exploratório e bibliográfico corresponde a uma abordagem que Educar não é a
transmissão de informações e conteúdos, é criar pensadores e com isso, os
professores devem estar preparados para ensinar e reforçar as habilidades dos
alunos, desenvolvendo o pensamento crítico e o hábito de criar soluções para
problemas. Esse processo é possibilitado pela reflexão-na-ação, ou seja, o
professor deve estar atento para uma formação que o faça refletir sobre a sua
própria prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 3 Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação