O MOVIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DISCUTIDO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Juverci Fonseca BITENCOURT
  • Silvana VENTORIM

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pela qual produzimos uma
meta-análise da formação continuada de professores pelos indicadores e
análises textuais. Foram analisados 74 textos de 31 periódicos científicos entre
1996 e 2014. Investigamos a formação continuada de professores na educação
básica pelas suas tendências epistemológicas produzindo apontamentos para
a educação infantil. Os textos são oriundos de pesquisas acadêmicas. A maior
parte dos autores é da região sudeste. Grande parte dos textos não apresenta
clareza metodológica. Encontramos, em destaque, análises literárias e de
intervenções da/na formação. O foco na educação infantil foi pequeno. A
ênfase epistemológica foi na racionalidade prática, na articulação entre
experiência profissional e na relação com a teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 3 Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação