CULTIVANDO A EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO DO ES

Autores

  • Celso Eulálio de OLIVEIRA JUNIOR
  • Maria do Carmo PAOLIELLO
  • Glorinha Sartori SAMPAIO
  • Carlos Roberto SOPRANI
  • Roberto TELAU

Resumo

A escassez de estudos relativos à Educação do Campo capixaba na
atualidade, aliada à necessidade de construir um instrumento de
informação/formação para os povos do campo, levou a Regional das
Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito
Santo – RACEFFAES - a pesquisar o panorama da Educação do Campo
capixaba contextualizado no cenário nacional. A consulta a documentos oficiais
e estudos acadêmicos para a construção desse panorama foi sendo
estruturada paralelamente à realização de entrevistas a educadores,
pesquisadores e lideranças do campo que integram diversas organizações e
movimentos sociais, e instituições educativas em Alternância de várias regiões
do Estado do Espírito Santo, de modo a ampliar e mesmo fundamentar as
informações coletadas, trazendo-lhes realidade e vida. As histórias de luta e de
esperanças expressas pelos entrevistados demonstraram a fortaleza dos
camponeses que resistem, apesar de muitas dificuldades, e continuam
apostando no campo como um lugar de vida, conhecimento e criação de
cultura. A recuperação e registro da memória desses sujeitos foi a metodologia
adotada para que os entrevistados pudessem tratar com clareza as demandas
atuais de suas comunidades. Nos 5 capítulos que compõem esse estudo foram
tratados: a) uma abordagem conceitual da escola tradicional do meio rural à
Educação do Campo; b) a importância da Pedagogia da Alternância na
construção da Educação do Campo; c) o papel articulador da RACEFFAES; d)
dados e fatos da Educação do Campo no Brasil e no Espírito Santo e, e) as
demandas expressas por uma Educação do Campo.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 5 Políticas de Educação, diferenças e inclusão