INTER-RELAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS

Autores

  • Mariza Carvalho Nascimento ZIVIANI

Resumo

Analisa as inter-relações do professor de ensino comum e do professor especialista em Educação Especial em um contexto escolar de escolarização de estudantes em situação de deficiência intelectual, considerando a política educacional implementada no município de São Mateus/ES. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e nos baseamos na pesquisa-ação colaborativo-crítica. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a observação, questionários semiestruturados e a construção de práticas colaborativas no contexto. Sustentamos nossas análises nos pressupostos da sociologia figuracional, elaborada por Norbert Elias. Os resultados evidenciam que as inter-relações tanto das professoras, tanto do ensino comum, quanto à professora especialista encontram-se numa dinâmica em que as ações ocorrem muito mais no âmbito individual, marcado por restritas iniciativas de constituir um movimento de (re) criação de oportunidades para construção de elos e práticas em benefício da escola como inclusiva. Constatamos a ausência de uma organização escolar que permita aos profissionais da escola, momentos que possam discutir para que possivelmente seja construído um espaço que conjugue a coletividade. Reconhecemos ser esse um processo lento e complexo, tanto na figuração da escola, quanto no âmbito municipal, pois exigirá um movimento de “permissão”, em que cada indivíduo entre no jogo, permitindo assim mudar de posição, refazer caminhos, ora recuar, ora avançar, mas envolver-se com o jogo.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 5 Políticas de Educação, diferenças e inclusão