LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E REIVINDICAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Renata Duarte SIMÕES
  • Charlini da Rocha LEONARDE

Resumo

O estudo buscou identificar, a partir da trajetória histórica da educação do/no campo, no Espírito Santo, aspectos que contribuíram para a constituição do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFES, direcionando olhares para a trajetória histórica de lutas e reivindicações dos movimentos sociais no Estado. Como metodologia, optou-se pela realização de uma pesquisa histórica, com a realização de entrevistas com dois professores que participaram da criação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Campus Goiabeiras/ES. Como resultado, identificaram-se as várias experiências desenvolvidas pela universidade, buscando atender e formar professores mais qualificados para o trabalho nas escolas do campo. Também observou que a Licenciatura não é um curso pronto e dado, está em processo de construção, possibilitando novas formas e novos caminhos a serem descobertos. Assim, contribui no fomento de uma educação pública de qualidade para os sujeitos campesinos, potencializando a formação humana dos educadores do campo.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 4 Politicas, currículos e práticas