DIREITO À EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Sumika Soares de FREITAS
  • Sonia Lopes VICTOR

Resumo

A presente pesquisa, em andamento, problematiza: Em que medida, a política
educacional no município de Vitória, como um “direito a educação”, envida
esforços na garantia da qualidade do acesso e permanência, a fim de
possibilitar a apropriação do conhecimento das crianças publico alvo da
educação especial na educação infantil? O objetivo principal da referida
pesquisa é analisar como se dá a apropriação do conhecimento dessas
crianças na efetivação da garantia do direito à educação. Mediante a
metodologia de pesquisa colaborativa, realizaremos grupos focais e entrevistas
com os professores da educação especial, no contexto da Educação Infantil do
município de Vitória, e ainda uma análise documental, em que
potencializaremos o debate sobre o acesso e permanência das crianças
público da educação especial na educação infantil como reconhecimento do
direito à educação e apropriação do conhecimento na perspectiva históricocultural,
no sentido de dialogar numa perspectiva formativa sobre os desafios e
avanços na política educacional local.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 5 Políticas de Educação, diferenças e inclusão