INFÂNCIAS E DIREITO À CIDADE: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE A CIDADE?
Resumo
Situar as crianças no campo de investigação sobre a cidade não é
apenas retomar uma história que se configura em torno das demandas dos
adultos, mas também uma possibilidade de expor alguns constrangimentos
pelas quais elas passam em função de serem excluídas do planejamento da
cidade. Por meio de um estudo exploratório realizado com 220 crianças com
idades de cinco anos, moradoras em dez cidades localizadas em contexto rural
e urbano do Estado do Espírito Santo/Brasil, esta pesquisa se propõe melhor
compreender as experiências das crianças na e sobre acidade, onde e como
brincam, do que mais gostam e menos gostam do lugar onde moram, enfim,
quais os sentidos que atribuem à cidade. Os resultados da investigação
apontam que as crianças fazem experiência da cidade por meio de diferentes
práticas sociais e culturais e suas representações sobre a cidade estão
intimamente ligada às influências das imagens socialmente disponíveis e
inscritas nos diferentes modos de inserção segundo as suas condições
materiais de vida e de simbolização do mundo.