CONSELHO COMUNITÁRIO ESCOLAR E EXPERIÊNCIAS DEMOCRÁTICAS DE GESTÃO NO ÂMBITO MUNICIPAL

Autores

  • Cláudia Aparecida Vieira PINHEIRO
  • Roselane de Araújo Lima BARREIRA

Resumo

O trabalho apresentado tem como objetivo analisar um dos instrumentos adotados pelo Município como mecanismo de garantia da gestão democrática escolar, o Conselho Comunitário Escolar, sob a égide das políticas de descentralização e democratização da gestão escolar, pós Constituição Federal de 1988, além disso, analisar se este subsidia ao exercício da cidadania, a autonomia e participação de diferentes sujeitos nas ações e decisões das escolas de educação infantil no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Pretende-se analisar fatores fundamentais para a construção, efetivação na execução e funcionamento do Conselho Comunitário Escolar como um instrumento do processo de gestão voltado à democracia, em que sua concretude se dá através da participação.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 2 Políticas de Gestão e de Avaliação