A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM INDICATIVOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA SALA DE AULA COMUM

Autores

  • Clayde Aparecida Belo da Silva MARIANO
  • Alexandro Braga VIEIRA

Resumo

O trabalho é base de pesquisa elaborada no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem o objetivo de constituir propostas de formação continuada com professores da sala de aula comum para fortalecimento dos processos de inclusão de crianças com indicativos à Educação Especial na Educação Infantil, na Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim – ES, tendo como foco potencializar as práticas pedagógicas visando o processo ensino-aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são professores da sala de aula, do atendimento educacional especializado, pedagogos e gestor escolar. Pauta-se nos pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica e se sustenta em Boaventura de Sousa Santos e Philippe Meirieu, além de teóricos do campo da formação docente, da Educação Especial e da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 5 Políticas de Educação, diferenças e inclusão