CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRITICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRAL

Autores

  • Giovani Zanetti NETO
  • Wagner Scopel Falcão FALCÃO
  • Caroline MAGEVSKY

Resumo

No ano de 2013, quando o curso técnico em Automação Industrial na modalidade concomitante do Ifes campus Serra completava doze anos de atividades, sua estrutura curricular foi amplamente modificada. Uma comissão interna foi formada para repensar a estrutura curricular do curso face às solicitações, necessidades, limitações e potencialidades observadas e vivenciadas no cotidiano da escola e a demanda surgida com as inovações tecnológicas do setor. As etapas do trabalho da comissão envolveram analisar a legislação pertinente, o estudo da estrutura de outros cursos similares, a consulta a empresas e profissionais da área, a docentes da instituição e mesmo a alunos das etapas finais do curso. Em 2016 a escola decidiu-se pela oferta do mesmo curso como ensino médio integrado, gerando novos diálogos sobre uma proposta pedagógica crítica para atender à essa modalidade. Essa trabalho apresenta as etapas, propostas, discussões e elaborações resultantes desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 6 Educação e Trabalho, Educação Profissional e Ensino Superior