PARTICIPAÇÃO E GESTÃO SOCIAL NA CIDADE - UM PROCESSO DE FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES. SABERES E CONTRADIÇÕES

Autores

  • Maria Luiza MARQUES
  • Ronaldo Aparecida MARQUES
  • Fernanda Luiza de Lima MARQUES

Resumo

A proposta do trabalho está vinculada ao curso de extensão “Alfabetização Científica no Contexto da Cidadania Socioambiental”,coordenado pelo Cefor - Centro de Formação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campos Vitória, desenvolvido em 2016 e que contou com a participação de diversos segmentos sociais. Teve como premissa, a questão da participação e da gestão territorial através da promoção do diálogo e da interação entre os diferentes saberes. Ao longo do curso, foram desenvolvidas várias oficinas temáticas, onde duas delas são pontuadas: “Manguezal, território de lutas e de vidas” e “Em que barro eu piso”. Consideramos para análise, propostas de intervenção realizadas na região de abrangência destas oficinas, ancorados em concepções teóricas vinculadas à percepção do espaço enquanto conjunto de processos históricos e à Educação Ambiental Crítica.

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Publicado

12-09-2017

Edição

Seção

Eixo - 7 Educação Ambiental, Educação e CTSA, Ensino de Humanidades, Ciências e Matemática