A prevenção e a política sobre drogas em escolas públicas do Distrito Federal

Autores

  • Juliana Alves de Araújo Bottechia Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • José do Nascimento Rêgo Martins Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social e Polícia Militar do Distrito Federal.
  • Maria Lizabete Pinheiro de Souza Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília - Coordenadora do Polo de Pesquisa-DF do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas - PRODEQUI/UnB.
  • Maraisa Bezerra Lessa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, campus Águas Lindas.
  • Daisy Rotavio Jansen Watanabe Servidora Pública efetiva da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federa - SEL/DF.

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i1.10221

Resumo

O artigo visa apresentar o trabalho desenvolvido pelo Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas da Universidade de Brasília (PRODEQUI/ UnB), no contexto do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, no eixo prevenção do Programa “Crack é Possível Vencer!”. Focaliza a dimensão política da prevenção do uso de drogas e apresenta a experiência vivenciada no Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A pesquisa-ação realizada pelo Polo de Pesquisa-DF possibilitou perceber que a cultura do medo, atrelada a uma visão proibicionista do uso de drogas, ainda é muito presente nas escolas. Não obstante, verifica-se um movimento de transição para um modelo sistêmico, no qual novas possibilidades para a discussão sobre o tema são desveladas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alves de Araújo Bottechia, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF Universidade Estadual de Goiás - UEG

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Mackenzie - São Paulo/ SP - (1997). Especialista em Química (UFLA), em Gestão Educacional (UEG) e em Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (UnB), é Mestre em Ciências da Educação e desenvolveu Tese de Doutorado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica na Universidade da Madeira (UMa), em Portugal. Para tanto empreendi etnopesquisa sobre Cultura Química, embasada em práticas pedagógicas no cenário contemporâneo, considerando o processo de interação em sala de aula com material didático inovador em ensino de Química, a partir dos conhecimentos dos estudantes e fundamentada na perspectiva CTSA. Apesar da experiência na área industrial, e na gestão escolar, a ênfase de meu trabalho é em formação docente, inicial em Química e continuada para os ensinos Superior, Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como as temáticas da diversidade multicultural. Acumulo experiência em docência no Ensino Superior (Química Geral, Química Inorgânica, Didática aplicada ao Ensino de Química, Projeto de Ensino em Química, Elementos de Mineralogia, Metodologias e Materiais para o Ensino de Química, Toxicologia, Monografia) e Pós-Graduação presencial e a distância (tutoria e orientação); no Ensino da Química nos níveis Fundamental (Ciências), Médio (Química), EJA (Química) e nas áreas da Educação, educação integral e novas tecnologias. Em gestão, há experiência em Coordenação de níveis pedagógicos diversos (disciplina, área, escola), Assistência Pedagógica, Avaliação de Aprendizagem, Supervisão de Estágios, Revisão de Anais, Conselho Editorial e Consultoria de Projetos com a autoria de livro e material didático para cursos de formação continuada para professores e para o ensino de Química e de Física a distância. Atuo nas seguintes áreas: Formação Docente (Inovação Pedagógica, Paradigmas Educacionais, Sucesso e Fracasso Escolar), Licenciatura de Química, Licenciatura do Campo, Extensões e Pós-Graduações em Educação, Desafios da Diversidade (Étnica, Matriz Africana e Indianista no Ensino de Química), Cultura e Educação Química (Metacognição e Contextualização), Pedagogia da Alternância (Tempo Escola e Tempo Comunidade), Sociedade Sustentável (Políticas Públicas Ambientais, Água e Lixo), Políticas Públicas em Educação (Currículo, Inclusão, Avaliação Escolar e Institucional, Formação de Professores), bem como Licenciatura para a Educação Básica. Na pesquisa, integro o Polo de Pesquisa DF do PRODEQUI:construindo redes, fortalecendo escolas e sou responsável pelo grupo de pesquisa na UEG-Formosa: Cultura Química: tornando familiar o que é estranho. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8399854548165984

José do Nascimento Rêgo Martins, Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social e Polícia Militar do Distrito Federal.

É especialista em Ciência Política, Direito Público, trabalha como Gerente da Gerência dos Gabinetes de Gestão Integrada e é Conselheiro titular do Conselho de Políticas sobre drogas do Distrito Federal.

Maria Lizabete Pinheiro de Souza, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília - Coordenadora do Polo de Pesquisa-DF do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas - PRODEQUI/UnB.

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Unificado de Brasília (1976), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (1997) e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescente em conflito com a lei, medida socioeducativa, reuniões multifamiliares, autonomia e autoridade.

Maraisa Bezerra Lessa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, campus Águas Lindas.

Graduada em Ciências Sociais (2002), Mestre em Sociologia (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente, é professora de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. É pesquisadora no PRODEQUI.

Daisy Rotavio Jansen Watanabe, Servidora Pública efetiva da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federa - SEL/DF.

Bacharel em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal de São Luis/MA; Atualmente conselheira, vice-presidente  e coordenadora da Câmara Técnica de Prevenção do Conselho de Politicas sobre Drogas do Distrito Federal;  integrante do Comitê Distrital de Enfrentamento ao Álcool e Outras Drogas; Pesquisadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas - PRODEQUI/Universidade de Brasilia - UnB.

Downloads

Publicado

29-06-2015

Como Citar

Bottechia, J. A. de A., Martins, J. do N. R., Souza, M. L. P. de, Lessa, M. B., & Watanabe, D. R. J. (2015). A prevenção e a política sobre drogas em escolas públicas do Distrito Federal. Argumentum, 7(1), 126–137. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i1.10221