Política habitacional em Belém (PA): estudo sobre adaptação habitacional em tipologias multifamiliares

Autores

  • Solange Maria Gayoso da Costa Universidade Federal do Pará
  • Ana Kláudia de Almeida Viana Perdigão Universidade Federal do Pará
  • Lilia Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10491

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão sobre os efeitos da produção habitacional em moradores de assentamentos precários. A partir da execução de projetos de urbanização e habitação na Comunidade do Riacho Doce e Projeto Taboquinha no município de Belém, a pesquisa procurou investigar quais as dificuldades de adaptação das famílias às unidades habitacionais do tipo multifamiliar. Para isso utilizou-se a pesquisa documental e de campo com aplicação de formulários junto às famílias já reassentadas. Os resultados demonstraram que, para além das dificuldades financeiras para manutenção da nova habitação, outras determinações ligadas ao ambiente da casa geram efeitos no grau de satisfação e adaptação com a nova moradia. Conclui-se que a padronização da habitação e as dificuldades de adaptação têm se constituído em variáveis indutoras para nova mobilidade dos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Maria Gayoso da Costa, Universidade Federal do Pará

Assistente Social, Doutora em Ciências Socioambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA); Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ana Kláudia de Almeida Viana Perdigão, Universidade Federal do Pará

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Profesora do Programa de Pós-Graduação em Arquiterura e Urbanismo (PPGAU) do Intituto de Tenoclogia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Lilia Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Assistente Social, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará. 

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

Gayoso da Costa, S. M., Viana Perdigão, A. K. de A., & Chaves Cavalcante, L. I. (2015). Política habitacional em Belém (PA): estudo sobre adaptação habitacional em tipologias multifamiliares. Argumentum, 7(2), 302–317. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10491