Las crisis en la era de la economía global: la tormenta financiera en México
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v0i0.11Resumo
Una de las características del desarrollo del capitalismo es que genera estructuras que perpetúan la desigualdad, así, para que exista desarrollo es necesario el subdesarrollo. Pero no es sino hasta que tienden a imponerse los fenómenos de la integración que se producen procesos de desigualdad nunca antes vistos, por un lado, quienes están dentro de esos procesos de integración crean condiciones que excluyen a los que no están, y por otra parte, aún dentro de los procesos de integración, se reproducen una serie de desigualdades que tienden a perpetuar el desarrollo-subdesarrollo. Este es el caso de Tratado de Libre Comercio de América del Norte, proceso de integración en el que se encuentran involucrados países desarrollados, Estados Unidos y Canadá, y países subdesarrollados, México. En esta relación de desigualdad Estados Unidos hace efectivas sus ventajas absolutas respecto a México para sacar una serie de concesiones políticas y económicas.
Palabras clave: Integración Desigual. Crisis. Soberanía.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.