Assistência Social e crise do capital: política social com que característica?/ Social Welfare and the crisis of capital: social policy with what features?
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i2.13769Resumo
O convite para debater o texto da Professora Aldaiza Sposati sobre o papel da política de Assistência Social na atual e duradora crise do capital constitui-se um desafio e um privilégio. Desafio porque a autora é referência no debate do que se constitui campo da política de Assistência Social desde antes de sua regulação como lei nos parâmetros jurídicos brasileiros, sendo autora de inúmeros textos, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros. Tem sido uma pesquisadora importante no que se refere ao debate teórico sobre o tema, bem como produzido um diálogo fértil e constante com o processo de implantação do Sistema Único de Assistência Social. O Núcleo de estudos e pesquisas em Seguridade e Assistência Social (NEPSAS), coordenado pela professora, tem se destacado com um Núcleo alimentador de produções que tem servido não só como balizador nas propostas construídas no entorno da prestação de serviços, bem como da defesa intransigente da necessária constituição de um campo de proteção social comprometido com as necessidades sociais da população, e ainda com a tarefa de colocar em relevo e em debate temas ainda não consolidados na perspectiva de direito social, nos quais a Assistência Social tem sido persistentemente identificada. A regulação da Assistência Social, desde sua Lei Orgânica até a criação e implantação do Sistema Único de Assistência, tem tido como suporte importante as reflexões que são produzidas no âmbito do trabalho do NEPSAS e na participação da Profa. Aldaiza, como pesquisadora e também gestora na cidade de São Paulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.