Política de drogas no Brasil no cenário de violações aos direitos humanos / Drug policy in Brazil against the background of human rights violations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.20841

Resumo

Diante da ineficácia da lógica repressiva que intensificou a violência, o encarceramento e às violações de direitos humanos, o artigo se propõe analisar a política de droga no país, a partir das experiências internacionais, considerando a última sessão especial da assembleia geral da ONU (UNGASS), e as mudanças na política nacional de saúde mental dos últimos anos. Trata-se de demonstrar os efeitos da implementação do regime internacional de controle de drogas e os retrocessos no enfrentamento das violações de direitos humanos dos usuários do sistema de atenção psicossocial, bem como da população habitante das zonas periféricas onde ocorre a distribuição de drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Alvarenga, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor do Programa de pós-graduação em Direitos Humanos e políticas públicas da PUCPR. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Jucimeri Isolda Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora do Programa de pós-graduação em Direitos Humanos e políticas públicas da PUCPR. Doutora em Serviço Social pela PUCSP.

Digiany da Silva Godoy Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Advogada, especialista em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Alvarenga, R., Silveira, J. I., & Teixeira, D. da S. G. (2018). Política de drogas no Brasil no cenário de violações aos direitos humanos / Drug policy in Brazil against the background of human rights violations. Argumentum, 10(3), 123–136. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.20841